Os recentes ataques cibernéticos vem preocupando instituições de todo o mundo devido à possibilidade de desvio e eventual perda de informações referente aos negócios das empresas, ou seja, também conhecido como sequestro de informações.
Por volta de dois meses atrás, o vírus que ficou conhecido como WannaCry aterrorizou diversas empresas ao redor do mundo ao se aproveitar de uma falha de segurança de algumas versões populares do sistema operacional Windows ao codificar as informações dos computadores e cobrar uma taxa para liberar acesso aos dados, o que acabou posteriormente colocando muitas instituições em uma situação difícil. A dois dias atrás um novo vírus começou a se espalhar pela Ucrânia e vem causando problemas novamente. Tais problemas não foram tão impactantes em empresas que tratavam seus negócios através de plataformas online como é o caso do software Corretágil. No Corretágil seus dados ficam protegidos em um servidor externo em que o usuário pode até escolher a localização (na Suiça ou no Brasil) não sendo vulnerável a essa ameaça.
Como proteger seus dados locais
Como já vimos, seus dados que estão dentro do Corretágil estão seguros, mas e os dados em seu computador? Para evitar futuros problemas com esse tipo de ataque a sua corretora é importante sempre estar com seu sistema operacional atualizado. Constantemente as empresas lançam atualizações de segurança para evitar esse tipo de problema.
Oportunidades para sua corretora
A preocupação do mercado com relação a esse assunto é tanta que de acordo com a revista apólice a companhia de seguros Zurich está iniciando a comercialização do produto Zurich Proteção Digital, que é um seguro para proteger empresas de ameaças cibernéticas com uma ampla cobertura que inclui desde interrupção do sistema, divulgação de informações confidenciais, vírus até os erros e omissões da empresa por divulgação não autorizada de informações pessoais sob sua custódia e de seus provedores de serviço.
E você, como tem se protegido dessa ameaça?